sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Corner Clip

O tutorial de hoje é sobre corner clip, se você não faz ideia do que é corner clip, aqui vai um exemplo:




OBS: Não pode ser feito para direita com Mario pequeno.

O corner clip consiste basicamente em atravessar blocos, e assim como o walljump, o processo consiste em passar por uma posição específica. Eu irei explicar como fazer apartir desse GIF acima.

Para realizar um corner clip, é necessário que o Mario atinja uma posição que é referente a posição horizontal do Mario (apenas os pixels, lembrando que essa posição sempre será par) do lado do bloco +2.f (caso esteja indo para a direita) ou -2.0 (caso esteja indo para a esquerda) com a velocidade igual ou maior que 49.

Mas não é sempre que o Mario atingirá essa posição, por isso é necessário perder subpixels, e para fazer isso é necessário oscilar a velocidade. Primeiramente é necessário saber quantos subpixels é necessário perder, para isso precisamos realizar um calculo simples que é:

(posição que Mario deve passar) - (posição que Mario passou)

A posição que o Mario deve passar já foi dita como se obtém, já a posição que Mario passou se obtém indo com velocidade 49 até o bloco, e a primeira posição maior (ou menor se você está indo para esquerda) que a posição que o Mario deve passar.






No caso do exemplo, a posição que o Mario deve passar é 3556.f, mas na hora de fazer o corner clip eu não passei por essa posição, e sim pela posição 3559.a, logo eu precisaria perder 43 subpixels pois:

3559.a - 3556.f = 43 subpixels


Foi dito anteriormente que perde subpixels oscilando a velocidade (49 48 47 48 47 49), e cada oscilação perde 6 subpixels, logo para perder 43 subpixels eu preciso fazer 6 oscilações normais uma oscilação perdendo 7 subpixels ao invés de 6, logo a velocidade irá oscilar assim:

[(49, 48, 47, 48, 47, 49) 6 vezes](49, 48, 48, 47, 48, 47, 49)


A posição e velocidade vertical são as partes mais fáceis de controlar, você apenas precisa controlar o quão alto vai ser o pulo do Mario, pois é necessário que ele caia dessa forma:






Caso você não saiba calcular quantos subpixels precisa perder clique aqui para baixar um programa que faz isso por você.


2 comentários: